Saber a
densidade do mosto e da cerveja é muito importante para o controle da produção.
Esse processo permite identificar o teor
alcoólico da cerveja, a eficiência da brassagem, identificar problemas de
atenuação da levedura, saber como transcorreu a fermentação e evitar
interromper sua fermentação antecipadamente podendo causar problemas, como off-flavors
e garrafas explodindo.
As medidas mais usuais são densidade específica, graus Plato e graus Brix. Todas as três são unidades que medem a quantidade de grama de açúcares solubilizados em 100 gramas de solução. Dessa forma, podemos dizer que 1°Plato e 1°Brix significa que em 100 gramas de determinada solução temos 1 grama de açúcar.
Densidade Específica (SG)
Para a água pura ficou estabelecido uma densidade específica (SG - Specific Gravity) de 1000 quando a temperatura for 20ºC, portanto, qualquer alteração na densidade de uma solução pode ser medida.
Essa medição certamente é a mais utilizada por cervejeiros caseiros por ser o equipamento barato e de fácil manejo. Aqui usamos o famoso densímetro (hydrometer).
Como usar o densímetro? Para usar esse equipamento, precisaremos de uma proveta (tubo de vidro ou plástico para acomodar o líquido a ser medido).
O densímetro é um instrumento de vidro onde em uma extremidade existe um peso com esferas de chumbo e na outra extremidade um tubo graduado. Após inserir o líquido na proveta, mergulhamos o densímetro e aguardamos ele flutuar. Dai fazemos a leitura no bulbo (local onde o líquido chegou na graduação). Medimos a densidade.
A medição da densidade está diretamente relacionada à temperatura do líquido (água pura = 1000 a 20ºC) e a temperatura pode ser bem diferente quando tomamos após fervura (90 a 100ºC), após refrigeração do mosto (15 a 25ºC) e após a maturação da cerveja (0 a 5ºC). Desta forma, necessitamos realizar uma correção que é obtida na tabela abaixo.
Exemplos: Se medimos a densidade do mosto (D= 1048) com a temperatura de 25ºC, vamos obter na tabela acima que teremos que adicionar (+1,1) na densidade, ficando com D= 1049,1. Se analisarmos a densidade de uma cerveja maturando a 3ºC e (D= 1009), teremos que subtrair (-1,8) ficando com densidade de D= 1007,2.
OBS: A medição da densidade com densímetro é a mais precisa e pode ser utilizada em todos os processos tantos iniciais (OG= Gravidade inicial) e finais (FG= Gravidade final).
GRAUS BAILLING (ºB), PLATO (ºP) e BRIX (ºB)
Karl Bailling, em 1843 criou a
escala que recebeu o seu nome (°Bailling), sendo um precursor nesse estudo. Sua
tabela apresentava pequenos erros e por isso acabou corrigida pelos
químicos alemães Fritz Plato (ºPlato) e Adolf Brix (ºBrix).
Na indústria cervejeira é utilizado, geralmente ºPlato; o ºBrix é muito utilizado na produção de vinhos, xaropes doces, sucos e hoje nas cervejas artesanais. O ºBailling caiu em desuso.
Para a medição desses parâmetros utilizamos um refratômetro que, geralmente, utiliza a escala ºBrix. Alguns podem apresentar leituras em ºPlato e até dupla combinando com a densidade específica.
O refratômetro é um instrumento óptico utilizado para medir o índice de refração de uma substância translúcida. Utiliza o princípio do ângulo crítico ou ângulo limite de reflexão total. A luz que passa de um meio ao outro sofre refração, uma mudança do ângulo de incidência, que medido pode revelar características próprias do líquido.
Refratômetro comum
Imagem
obtida em: https://loja.impac.com.br/refratometro-0-32-brix-ip32kt-impac
Fazer a leitura
de um refratômetro é bem rápida e deve seguir os procedimentos descritos
abaixo:
As escalas (Plato e Brix) possuem valores muito próximos, diferenciando apenas por pequenas correções de cálculo e significam a fração mássica de açúcar (sacarose, para ser mais preciso) diluído no mosto. Desta forma, podemos considerar que ºPlato = ºBrix.
Facilitador
Para
facilitar a conversão de ºPlato ou ºBrix para a densidade devemos apenas
multiplicar o valor obtido em ºP ou ºB por 4.
DICA:
Sempre
realize uma medição da densidade após a brassagem. Com essa medição podemos
saber a eficiência do processo. Caso a densidade esteja acima do esperado
pode-se adicionar água cervejeira e adequá-la. Caso a densidade esteja abaixo
pode-se aumentar o tempo de fervura do mosto para retirar excesso de água pela
evaporação, lembrando que ao aumentar o tempo de fervura deverá adequar o tempo
de adição dos lúpulos.
Depois que você conhece seu processo, saberá qual a perda de água por evaporação durante a fervura do mosto. Medindo a densidade antes e depois da fervura saberá quanto deve ser a densidade do mosto para passar pela fervura e chegar à densidade esperada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário