Gelatina como clarificante

Existem várias formas de clarificar a cerveja, mas com certeza, a gelatina é a forma mais fácil e eficiente para o cervejeiro caseiro. Ela é excelente para clarificar mostos carregados de fenóis (compostos que normalmente são sólidos ou cristais dificilmente solúveis), e também é excelente para extrair um pouco do tanino, um tipo de ácido que dá sensação de adstringência, em mostos muito tânicos.

A gelatina é uma proteína estrutural chamada colágeno encontrada em muitos animais, incluindo os seres humanos, conferindo firmeza e elasticidade a várias estruturas. Quando colocada na cerveja ela arrasta particulados para o fundo do balde ou fermentador.

Nem sempre uso a gelatina para clarificar a cerveja, depende muito do objetivo da receita e existem várias formas de usar a gelatina na clarificação da cerveja. Eu tenho um processo que já testei em mais de 100 cervejas e sempre deu certo. 

O processo de preparo é simples:
Vou usar como referência uma produção de 20 litros de cerveja.
  • Em um copo de aproximadamente 200ml coloco 6g (meio pacote) de gelatina natural e encho com 2/3 de água. (Figura 1).
  • Coloco no micro-ondas por 30 segundos, retiro e mexo (Figura 2).
  • Coloco novamente no micro-ondas por 30 segundos, retiro e mexo. Se a solução ficar translúcida como na Figura 3 está pronto. Sempre aguardo alguns segundos antes de tomar a decisão. Caso não esteja translúcido como na Figura 3, volto para o micro-ondas e faça ciclos de 10 segundos até ficar translúcida. 
OBS: Alguns micro-ondas podem funcionar de forma diferente, portanto, calibre o seu. A temperatura da solução deve ficar entre 65 e 75°C para uma perfeita dissolução da gelatina na água. Comece com um tempo (10-30 segundos) e depois vai fazendo aquecimentos de 10 segundos até atingir a transparência da figura 3. Lembre sempre: espere alguns segundos para a gelatina dissolver e tome sua decisão.

O momento certo para usar a gelatina na cerveja é muito variado. Eu utilizo com muito sucesso 48 horas antes de finalizar a maturação/clarificação, portanto, 48 horas antes de engarrafar ou de colocar no barril.
Com a gelatina quente que saiu do micro-ondas, derramo sobre a cerveja com movimentos giratórios para melhor distribuir.

BOAS CERVEJAS!


4 comentários:

  1. Boa Trade Perrone !

    Recomenda esta técnica para Ipas que levam Dry Hopping

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas só uso em algumas lagers, não uso nas ipas porque gosto delas turvas

      Excluir
  2. Boa tarde Edson, eu posso inserir gelatina sem sabor quando faço a fermentação em temperatura ambiente de 30°C? Sei que é muito fora fermentar nesta temperatura, mas não possuo geladeira para colocar o fermentador ainda.

    ResponderExcluir